Abaixo temos a linha cronológica da história de Nárnia. Desde sua criação até o seu fim. É grande mas vale a pena ler!


A História!
 
Ano 1: Ainda durante primeiros momentos de Nárnia, quando Aslam ainda a criava, seis criaturas destintas estavam presentes: Jadis, Digory Kirke, Polly Plummer, André Ketterley, Franco, o cocheiro e seu cavalo Morango. Durante este acontecimento, Jadis lança um poste sobre Aslam mas nada acontece-lhe, fazendo-a fugir amedrontada. O poste é sugado pelo solo e cresce como uma árvore de ferro num lugar isolado, onde anos depois é conhecido como Ermo do Lampião. Aslam escolhe Franco para ser o Primeiro Rei do país e invoca sua esposa, Helena, tornando-se a Primeira Rainha. Morango é nomeado Pluma e torna-se um Cavalo Alado. Digory e Polly viajam por dentro do reino de Nárnia, juntamente com Pluma, em busca de uma árvore que brotava maçãs encantadas. Durante a viagem, encontram Jadis, que já havia comido um dos frutos, tornando-se eterna. Depois de colher o fruto (que serviria para plantar uma árvore que manteria Jadis longe de Nárnia), Digory, Polly e Pluma vão ao encontro de Aslam. Aslam presenteia Digory com uma maçã, para que ele use na cura de sua mãe doente. Digory e Polly retornam ao nosso mundo com a maçã e plantam as sementes. Uma bela árvore nasceu, e havia momentos que balanceava-se sozinha quando não havia vento. Anos e anos mais tarde a árvore forneceu sua madeira para a construção do Guarda-roupa.

 Ano 180: O filho de Franco V, Príncipe Col (sexta geração de Rei Franco I), junto de um grupo de seguidores, desbravam terras desabitadas e chamam-na de Arquelândia.

 Ano 204: Um grupo de foras da lei da Arquelândia, fogem de seu reino, atravessam o Grande Deserto do Sul e fundam o reino conhecido como Calormânia.


Ano 300: Um grupo de Calormanos saem de suas terras, por razões que não foram citadas nos livros, mudando-se para o Oeste de Nárnia, um local que recebeu o nome de Telmar.  

Ano 302: O Rei Furacão de Nárnia, viaja até as Ilhas Solitárias, local onde mata um terrível e perigoso Dragão e também, torna-se imperador desta localidade. Em Telmar, os calormanos comportam-se individamente e por esse motivo, são transformados por Aslam em bestas mudas.

 Ano 407: Rei Olvin de Arquelândia mata o gigante Piro que ameaçava o reino e mais tarde, origem do nome do Monte Piro relatado em O Cavalo e seu Menino.

 Ano 460: Através de uma fenda mágica em alto mar, piratas de nosso mundo chegam à Telmar, tomando e dominando o local, e expulsando os calormanos, antigos donos do reino.

 Ano 898: Jadis retorna de seu exílio que completava 897 anos. Jadis traz consigo uma pequena varinha mágica dourada, aparentemente inofensiva, mas muito poderosa e que pode transformar qualquer um (exceto Aslam) em pedra. Aos poucos conquista a aliança das criaturas das trevas e aumenta seu número de seguidores.
  
Ano 900: Jadis conquista o Reino de Nárnia, amedrontando todos os habitantes de Nárnia com sua temida varinha dourada, tornando-se a falsa-rainha de Nárnia. Seu nome antigo é esquecido, e agora é somente conhecida como Feiticeira Branca, pela alvura absurda de sua pele. É construido seu colossal castelo, onde o salão principal fora revestido de criaturas narnianas petrificadas. Abaixo, no subsolo, fora construído uma masmorra, local onde ficavam os narnianos antes de serem petrificados. A Feiticeira Branca decretou uma terrível maldição, o Inverno Imperecível, proibindo o Natal em "seu" reino.

 Entre 900 à 1000: Os centauros visualizaram nas estrelas uma profecia, que previa a chegada de dois Filhos de Adão e duas Filhas de Eva em Nárnia, onde derrotariam a Feiticeira, tornando-se reis e rainhas. Deste modo trariam a tão esperada paz ao Reino. Atormentada, a Feiticeira Branca proibiu o tráfego de humanos no reino, enviando espiões aos bosques de Nárnia, dentre eles corvos, árvores velhas e criaturas pequeninas. A Feiticeira criou a Polícia Secreta, um grupo de grandes lobos comandado por Maugrim, à seu mando. Durante essa época, os humanos que viviam em Nárnia foram torturados e mortos, ou expulsos para terras longínquas ou reinos como Calormânia e Arquelândia.

Ano 1000: Quando o Inverno completava cem anos, quatro crianças humanas entraram no país: Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia Pevensie, que entraram através de um velho guarda-roupa. Um deles, Edmundo, os trai pela tentação da Feiticeira. Os outros três irmãos foram ajudados por narnianos, como Tumnus, Sr. e Sra. Castor, para longe do poder da Feiticeira. Foram levados pelos castores ao Acampamento de Aslam, onde foram acolhidos e protegidos. Depois que Edmundo foi resgatado e, junto de seus irmãos, ficou à salvo no Acampamento de Aslam, a Feiticeira Branca exige o sangue de Edmundo pois todos os traidores pertencem a ela. Como sinal de amor, Aslam sacrifica-se na Mesa de Pedra, no lugar de Edmundo. Ocorre a terrível e perigosa Batalha do Beruna entre o exército da Feiticeira e de Aslam, liderado por Pedro e auxiliado por Oreius. Aslam ressucita graças à Magia Profunda de Antes da Aurora do Tempo. No Castelo da Feiticeira revive todos os narnianos petrificados. Junto de Lúcia, Susana e os outros antigos narnianos, Aslam dirige-se ao local da batalha com esse novo exército composto de árvores, criaturas antigas da floresta, grifos, um gigante chamado Rumbacatambau e um enorme e antigo dragão. Logo Aslam duela mata a Feiticeira Branca, fazendo com que o Inverno de cem Anos finalmente acabe. Os Pevensie são coroados. Anos depois são reconhecidos por títulos de nobreza, conforme se mostravam ao Reino: Pedro, o Magnífico; Susana, a Gentil; Edmundo, o Justo; e Lúcia, a Destemida.

 Ano 1014: O Grande Rei Pedro derrota os Gigantes do Norte. Rainha Susana, Rei Edmundo e o fauno Tumnus visitam a Calormânia. Príncipe Rabadash lidera uma invasão a Nárnia e a Arquelândia, porém é derrotado. Rei Luna da Arquelândia descobre o paradeiro de seu filho perdido, Príncipe Cor, depois da feroz Batalha de Anvard que ocorreu perante a fortaleza do seu Castelo.

Ano 1015: Rei Pedro, Rainha Susana, Rei Edmundo e Rainha Lúcia (já adultos), durante uma caçada matinal voltam acidentalmente ao nosso mundo, onde notam não ter passado um segundo e ainda serem crianças.


Ano 1050: O Rei Cor da Arquelândia é sucedido por Rei Aries.

Ano 1502: Período em que a Rainha Cisne Branco subiu ao trono do Reino de Nárnia.

Ano 1998: Nárnia foi invadida pelos humanos do Oeste, conhecidos como telmarinos, descendentes de piratas do nosso mundo, comandados por Caspian I. Eles abandonaram as suas terras no Ocidente para escapar a uma grande fome, e chegaram em Narnia, atravessando as Montanhas. Os telmarinos dominaram Nárnia e passaram a perseguir todas as criaturas falantes e mitológicas do país.

Ano 2290: Nasce Caspian X. Seu pai, Caspian IX, é assassinado por seu irmão, Miraz, que passa a usurpar o trono.

Ano 2303: Príncipe Caspian foge de seu castelo e se une a resistência dos antigos narnianos. Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia Pevensie voltam a Nárnia invocados pelo próprio Caspian. Com a ajuda de Aslam e dos Pevensie Miraz é derrotado em um duelo com Pedro. Pedro não o mata, mas Miraz é traído e assassinado por um de seus homens, que acusou Pedro de traição, e assim começa a Segunda Batalha do Beruna. As árvores os ajudam então, acordadas por Aslam, expulsando o exército telmarino das proximidades do Monte de Aslam. O Deus do Rio implora ajuda pelo "grilhões" (as reforçadas colunas de pedra da ponte). Aslam peda a Baco e suas dríades para ajudá-lo, isso é feito e a ponte é destruída, sendo engolida pelas correntezas. O Deus do Rio agradeçe Aslam. Aslam nomeia Caspian X o legítimo atual Rei de Nárnia. Aslam, por fim, dá duas opções aos telmarinos restantes: continuar em Nárnia, convivendo ao lado das criaturas que tentaram colocar em extinção, ou vir ao Nosso Mundo, através de um portal. Uma triste notícia é dada à Pedro e Susana: como já estão crescidos, e aprenderam tudo que tinham de aprender, não mais retornarão à Nárnia.

Ano 2304: Rei Caspian X de Nárnia, derrota novos Gigantes do Norte.

Entre 2306 e 2307: Caspian X, Edmundo e Lúcia Pevensie, Eustáquio Mísero e o rato-falante Ripichip viajam à bordo do Navio Peregrino da Alvorada, em busca dos Sete Fidalgos, que haviam sido banidos de Nárnia por Miraz. Durante a viagem, Eustáquio transforma-se em um dragão, mas é re-transformado em humano graças a Aslam. No Fim do Mundo Lúcia e Edmundo descobrem que não mais voltariam à Nárnia pois, assim como Pedro e Susana, já haviam aprendido tudo o que precisavam.


Ano 2310: Caspian X se casa com a filha de Ramandu, que conheceu durante a viagem em busca dos Sete Fidalgos.

Ano 2325: Nasce o filho de Caspian X, Príncipe Rilian.

Ano 2345: A esposa de Caspian X é morta pela Feiticeira Verde, disfarçada de uma enorme serpente. Príncipe Rilian também desaparece ao procurar a bruxa para se vingar e é dado como morto.

Ano 2356: Eustáquio Mísero aparece novamente em Nárnia, dessa vez com sua amiga Jill Pole. Ele estava alí de novo para, juntamente com sua amiga, ajudar no resgate do Príncipe Rilian. Caspian X morre depois de reencontrar seu filho, ao final de tudo.

Ano 2555: Manhoso, o macaco, engana toda Nárnia com a ajuda do burro Confuso disfarçado de Aslam. O Último Rei de Nárnia, Tirian, que foi preso, é resgatado por Eustáquio Mísero e Jill Pole. Nárnia é conquistada pelos Calormanos. Ocorre a Última Batalha travada no Reino de Nárnia, com participação de Pedro, Lúcia e Edmundo, que retornam à Nárnia. Logo em seguida, as trevas caem sobre Nárnia, as estrelas caem do céu, dragões enormes aparecem para aterrorizar as Terras Sombrias, o sol e a lua são apagados pelo colossal Pai Tempo e, por fim, Aslam ergue a destruição total àquele mundo, causando o desespero dos que ficaram lá, bem como dos últimos que atravessavam o Portão de Aslam. Os portões se fecharam. Aquele mundo tinha acabado. Os que foram jugados de forma justa, foram separados dos impuros daquele mundo e levados para o País de Aslam, um lugar eterno (o que inclui os três irmãos Pevensie, Eustáquio e Jill). Lúcia reencontra-se com o fauno Tumnus, e com todas as outras criaturas que já haviam morrido.
 
FIM


2 comentários:

  1. NOSSA! Muito obrigada! Eu queria mesmo entender melhor a história de Nárnia! Eu li o último livro mas não tinha entendido muita coisa... Obrigada!!!!

    ResponderExcluir
  2. De nada! Eu achei isto no www.wikipedia.com.br Gostei muito tbm quando vi explicando tudo certinho!

    ResponderExcluir